Gestalt-terapia
Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica fenomenológica-existencial-humanista que parte do pressuposto de que o ser humano é um ser de escolhas (ainda quando ele opta por não escolher, ele está escolhendo) e por isso, deve responsabilizar-se por elas e por si mesmo. É uma proposta que trabalha as questões do humano no aqui e agora, com seus sentidos e sentires. Acredita que o todo é mais do que a soma das partes e está atenta em como atribuímos significado às experiências vivenciadas e ao mundo.
O gestalt-terapeuta tem a postura de esvaziar-se de seus conceitos e valores para acolher a demanda de maneira mais aberta, amorosa e livre de julgamentos. E propõe que seu paciente/cliente acolha a si mesmo ainda que seus pensamentos e condutas não condizam com seus valores.
É uma abordagem afetiva onde paciente/cliente e terapueuta estabelecem uma relação horizontal, entre humanos que afetam e são afetados mutuamente na relação terapêutica.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A TCC é uma abordagem que parte do princípio de que o que nos afeta são as interpretações que damos às situações que vivemos e não as coisas em si.
Assim, o sofrimento psicológico deriva de uma série de cognições (ou pensamentos) que surgem de forma alterada sobre a realidade e sobre nós mesmos.
Mas seja de forma adequada ou não, consideramos 3 níveis de cognições dentro do Modelo Cognitivo:
Pensamentos Automáticos – “Esta prova será muito difícil”
Crenças intermediárias (regras e atitudes) – “Se eu for mal na prova, então será terrível”. “Tenho que ir bem”. “Não devo falhar”.
Crenças nucleares – “Sou incompetente”, “Sou incapaz”
Na TCC consideramos que esta rigidez de crenças (que pode também ser sobre os outros, sobre o mundo e sobre o futuro) é um fator importante para o surgimento dos transtornos mentais (lembrando sempre que a causa de qualquer transtorno sempre é multifatorial) e para a sua manutenção.
Por isso, o trabalho da terapia em TCC é buscar flexibilizar e ajudar o cliente a buscar uma visão mais realista e menos distorcida para redução do seu sofrimento.
E você, consegue identificar alguma crença em alguma área da sua vida?